O bom funcionamento da coluna depende em grande parte da estabilidade gerada pelos músculos localizados profundamente na região lombar e cervical. Tais músculos de maneira geral são divididos em dois grupos de acordo com a sua função: Os músculos motores que tem como característica estarem situados nas camadas mais superficiais e gerarem grande quantidade de movimento. O segundo grupo é constituído pelos músculos estabilizadores que ficam situados nas camadas mais profundas e apresentam capacidade de realizar pequenas contrações por longos períodos de tempo, fator importante para a necessidade de constante estabilização da coluna vertebral.

Kinesis Fisioterapia Ribeirão Preto Clínica

Em sujeitos que não apresentam dores, os músculos estabilizadores se contraem uma fração de segundo antes dos movimentos dos membros ou do tronco, estabilizando e protegendo a coluna durante a movimentação. Já em sujeitos com dores na coluna de característica crônica, a capacidade de antecipação dos estabilizadores é perdida, gerando um aumento das cargas compressivas sobre as estruturas da coluna vertebral.

Kinesis Fisioterapia Ribeirão Preto Clínica

Desenvolvida por fisioterapeutas australianos na década de 90, a técnica de estabilização seguimentar caracterizasse por exercícios de baixa intensidade e de consciência corporal. O fortalecimento específico dessa musculatura atenua as cargas compressivas na coluna protegendo suas estruturas e promovendo o movimento de forma harmônica e indolor.

Kinesis Fisioterapia Ribeirão Preto Clínica

Com a utilização de uma unidade de Biofeedback de pressão (PBU) é possível que o paciente tenha percepção da intensidade e qualidade de sua contração, tornando assim o exercício mais eficiente.